Criação de Conselho Editorial é ponto alto da I Feira da Poesia Popular do Pajeú




Nessa sexta-feira (19), o segundo dia de programação da I Feira da Poesia Popular do Pajeú, realizada em São José do Egito pela Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, em parceria com as prefeituras da região, poetas discutiram a formação de um Conselho Editorial do Pajeú.

O objetivo é reunir representações dos municípios da região para a seleção anual de 3 livros e 10 cordéis que serão publicados pela editora pernambucana.

A poeta cordelista Isabelly Moreira explicou que o regimento do Conselho Editorial da Cepe servirá de modelo, mas passará por adaptações à realidade do Pajeú. “O conselho é um divisor de águas muito claro por um motivo muito simples: o Pajeú é uma das regiões do estado de Pernambuco que mais publica livros, dadas as proporções”, argumentou a autora.

Isabelly justificou que, com a implantação da proposta, uma das dificuldades que será resolvida é a inabilidade de muitos poetas em lidar com a logística inerente à produção de um livro. “A gente tem dificuldades de realizar os livros, não temos diagramadores, designer, ilustrador de capa. O poeta tem uma captação limitada de recursos. Não tem dinheiro para viajar a feiras e pagar por estandes. Então o conselho editorial é uma das formas de resolver esses problemas.”

De acordo com ela, é a primeira vez que uma editora admite que a produção do Pajeú está em alta e que é preciso lançar uma luz sobre esse cenário.

O superintendente de Marketing e Vendas da Cepe, Tarcísio Pereira, espera já fazer o lançamento de uma antologia com as mesas de glosas da I Feira, durante a Festa do Louro, em janeiro de 2019. “Acredito que essa primeira experiência vai servir de exemplo para outras regiões. Quem sabe, futuramente, nós teremos conselhos editoriais em outras regiões”, disse.

Além da Roda de Diálogos sobre o Conselho Editorial do Pajeú, houve uma contação de histórias baseada no livro Dianimal com Alexandre Revoredo, uma mesa da Revista Continente com a presença de mulheres poetas do Pajeú, a apresentação da dupla de violeiros Adelmo Aguiar e Denilson Nunes e a mesa de glosas. Os grupos Forró Rimado, de Tuparetama, e A Cristaleira, de Triunfo, também se apresentaram.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.