Abertura da III Bienal do Livro do Sertão tem homenagem à Toinha Pires e debate sobre o jornalismo literário





Começou nesta terça-feira (19), a III Bienal do Livro do Sertão, em Salgueiro, com uma programação variada e dinâmica que busca atrair público de toda faixa etária.

A abertura do evento foi marcada pela homenagem à ex-vereadora, filantropa, professora aposentada e poetisa salgueirense Antônia Pires da Cruz Barros e Silva, mais conhecida como dona Toinha Pires, autora de diversas obras, como Luar do Sertão, O Retirante e a História do Centenário de Salgueiro.

À noite, foi a vez de adultos, jovens e crianças ocuparem toda a área dedicada às atrações da Bienal, para acompanhar a palestra de Francisco José, jornalista da rede Globo, que apresentou a sua obra, 40 Anos no Ar. O repórter e escritor aproveitou para destacar as matérias que realizou no sertão nordestino e os avanços que viu acontecer na educação da região. “O que mais me impressiona, são eventos como esse da Bienal sempre lotados, em um evento no Recife, não consegui entrar em uma livraria e o que eu mais vi foi crianças procurando livros, isso é muito positivo, a necessidade que a nova geração tem de aprender, ter uma ligação com a literatura, isso nos sertões e nas capitais é muito importante”, comentou.

A edição 2019 da Bienal vai até o sábado (23), aberta ao público das 9h até as 21h, com stands e livrarias de todo o Nordeste. Segundo a secretária de Educação do município, Carla Vasconcelos, a ideia é integrar todas as idades, fomentando a leitura. “A bienal estará aberta o dia todo, durante o dia com a apresentação das escolas e visita de todos os alunos da rede municipal de ensino e à noite, palestras com renomes nacionais, conseguimos fazer um mix de atividades para toda família comparecer e participar”, concluiu.

O representante da editora Paulus, o historiador Paulo Henrique, falou da expectativa da editora que está expondo seus livros na Bienal. “ A editora Paulus é centenária, temos uma metodologia de além de vender livros, também levar conhecimento ao público aqui em Salgueiro, proporcionando a oportunidade de criar um mundo novo a partir de cada livro que se ler e a partir disso se instruir, estamos acreditando em boas vendas”.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.