Getúlio Cavalcanti lança livro em aniversário de 78 anos





Aproveitando a comemoração do aniversário de 78 anos, o compositor Getúlio Cavalcanti lançou, no último dia 10 de fevereiro, na Academia Pernambucana de Letras, o livro 'Entre Sonetos, Cantigas e Cordel'.

Autor de clássicos do Carnaval pernambucano como 'Último Regresso', 'O Bom Sebastião' e 'Alegria Centenária' e com mais de duzentas composições já gravadas, Getúlio apresenta na obra publicada pela editora Novoestilo, 75 letras de músicas inéditas, trinta sonetos e o cordel 'A Chegada de Garrincha no Céu' sobre o jogador de futebol brasileiro.

"Eu resolvi fazer esse livro não foi por outra coisa não, ninguém tá comprando mais disco, vamos ver se compra livro", brincou Getúlio, durante o evento de lançamento que teve a presença dos Blocos da Saudade, das Flores e Damas de Valete.

Entre Sonetos, Cantigas e Cordel retrata a versatilidade de Getúlio Cavalcanti para além do frevo e das marchinhas. Na criação do cordel, ele revisitou os repentistas populares que conheceu na infância e por quem sempre manteve admiração, embora, diferente deles, sua forma de versar exija tempo e silêncio.

Sobre os sonetos definiu: "nascem como expressão de um sentimento oculto, igualmente como quando me visto de paletó e gravata, num disfarce em luta pela sobrevivência."

Trajetória do autor - Getúlio Cavalcanti vem contribuindo ativamente com o Carnaval pernambucano há quase cinco décadas. De 42 concursos de frevo que participou, foi o 1° colocado em 31. Com, apenas, 20 anos, estreou nas disputas e já levou o 3° lugar, logo depois de Nelson Ferreira e Capiba. "Eu acho de suma importância porque abre espaço para os novos compositores. Eu mesmo surgi através dos concursos de música", apontou sobre os festivais competitivos que eram promovidos pela Prefeitura do Recife.

Integrante da Academia Pernambucana de Música, tem uma produção intensa, mas lamenta não poder criar tanto quanto gostaria por dedicar a maior parte do seu tempo à empresa da qual é proprietário. "A minha grande dificuldade para compor é a falta de tempo porque eu não posso parar de trabalhar. Mas quando eu vou para a minha casinha de Gravatá, tem fim de semana que eu faço três ou quatro músicas. Graças a Deus quando eu me sento, a música sai".

O próximo trabalho de Getúlio é um CD de Sambas. "São fatos do cotidiano, histórias que nascem da imaginação e também reais, meus e de outras pessoas".


SERVIÇO:
Entre Sonetos, Cantigas e Cordel
Valor: R$ 50,00
Quantidade de paginas: 121
Editora: Novo Estilo Edições do Autor
Local de venda: direto com o autor nos telefones 3011-5148 e 99975-5735 ou pelo e-mail getuliocaval@bol.com.br.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.