O Príncipe Miúdo adapta obra de Saint-Exupéry para a temática do sertão pernambucano

 Peça é resultado de projeto de pesquisa e será apresentada na Mostra Moinho


foto: Bruno Feitosa


Como resultado de um projeto de pesquisa sobre os aspectos culturais da região Nordeste, em especial da mesorregião sertaneja de Pernambuco, um trecho da peça O Príncipe Miúdo será encenado pela Companhia de Teatro Argus, nessa quinta-feira (29), às 19h30, sob a direção de Renata Bezerra, na terceira noite da Mostra Moinho 2021.


O texto, escrito por Raquel Rocha, foi livremente inspirado na obra de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, e traz elementos locais como a poesia popular, o cordel e as xilogravuras. O deserto do Saara dá espaço à caatinga em processo de desertificação, o piloto de avião dá espaço ao vaqueiro desbravador na lida com o gado e a rosa do Pequeno Príncipe é autoprojetada na flor de mandacaru. Nesse sentido, tanto o cenário quanto o figurino trazem elementos em couro e que remetem à estética do cordel.


A diretora de O Príncipe Miúdo explica a metodologia da coleta de conteúdo: “Todo o elenco estudou sobre a cultura pernambucana, já imprimindo o material identificado nos figurinos e no cenário, desde a criação até a fabricação, e está sendo um processo bastante intenso”. Ela explica, ainda, que o trabalho continua mesmo depois da apresentação na Mostra: “Vamos fazer apenas uma esquete de no máximo 10 minutos para deixar as pessoas na expectativa de assistir o espetáculo inteiro.”


A esquete conta com a produção de Bruno Feitosa e a Mostra é uma realização da produtora Moinho Estúdio Criativo. Ambas estão sendo possíveis graças à Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, e ao Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Fundarpe.


Serviço:

O quê? O Príncipe Miúdo (Esquete de teatro)

Quando? 29 de abril, às 19h30

Onde? Mostra Moinho 2021, no Youtube.

Quanto? Gratuito.

Para assistir é necessário fazer um pré-cadastro nesse link: https://forms.gle/FakBC7Tuj7kyutfB9







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.