Vida e obra de Zé Dantas e Zé Marcolino marcam o último dia do Cariri Cangaço

 


Local onde o poeta Zé Marcolino faleceu, em 1987.


Localizada no sertão do pajeú, a cidade de Afogados da Ingazeira (PE) sediou, entre os dias 18 e 21 de maio, o Cariri Cangaço, um encontro de estudiosos e interessados no fenômeno social que percorreu os sertões do Nordeste, entre os séculos XIX e meados do XX.


No encerramento da programação, participantes do evento, vindos de 14 estados do país, visitaram o povoado de Santo Antônio, em Carnaíba (PE), local onde o poeta Zé Marcolino faleceu, vítima de um acidente de carro.


Compositor de sucessos interpretados por Luiz Gonzaga, o poeta nasceu em Sumé (PB) e morou em Serra-Talhada (PE), sendo autor de xotes como Sala de Reboco, Serrote Agudo e Fazenda Nova.


O roteiro de visitações seguiu para o Museu de Zé Dantas e a casa onde o poeta e compositor viveu. "Felicidade nossa de estarmos aqui, no Museu de Zé Dantas. Desde quando começamos a formatar o Cariri Cangaço, que se criou a possibilidade, a partir do acolhimento de Anchieta (prefeito de Carnaíba), de virmos à Carnaíba, de pisarmos aqui no Museu de Zé Dantas, ficamos absolutamente felizes e muito gratos", declarou o curador do encontro, Manoel Severo.


Nascido em Carnaíba, Zé Dantas assinou algumas das músicas mais conhecidas de Luiz Gonzaga: "Cintura Fina", "O Xote das Meninas", "Sabiá" e "Vozes da Seca". 


Durante todo o projeto, promovido pelo Instituto Cariri do Brasil e o Conselho Alcino Alves Costa - Cariri Cangaço, também, foram feitas visitas técnicas aos municípios de Ingazeira (PE) e Iguaracy (PE) em espaços relacionados à história do cangaço.


Conferências, lançamentos de livros, apresentações culturais e várias visitas técnicas reviveram os passos de cangaceiros e volantes pelo entorno da região. As prefeituras de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaracy e Ingazeira foram apoiadoras do encontro. 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.