“Eu sou tudo misturado. Eu sou tudo ao mesmo tempo.”


Entrevista com Raiza Figuerêdo




Na Praça da Catedral, marco zero de Salgueiro, quase em frente a casa onde nasceu o escritor Raimundo Carrero, a poetisa Raiza Figuerêdo concedeu entrevista ao cerebro y tripas sobre sua trajetória literária. Psicóloga, doutora em psicologia, professora e arteterapeuta em formação, Raiza falou sobre os primeiros passos na escrita, as formações na área, criatividade e sobre o primeiro livro, O Coletor. Veja a seguir.

Cyt: Quando você começou a escrever?

Raiza: Eu escrevo desde sempre, mas de 2014 para cá eu comecei a procurar cursos. Fiz um curso chamado Pegadas da Escrita, lá em Recife. Fui para o Laboratório Ascenso Ferreira, que é o laboratório do Sesc. Fui procurando os eventos literários que aconteciam, principalmente em Recife. E fui buscando, realmente, ter mais a base teórica, exercitar também, ter exercícios de escrita. Em 2016 eu fui fazer a oficina com Raimundo Carrero, que é escritor, é conterrâneo, é daqui de Salgueiro e muito me orgulha dizer que fui aluna dele na oficina de criação literária. Então, eu fui enveredando, fui atrás da literatura, fui atrás de desenvolver essa prática que todo mundo dizia ‘ah, você escreve bem… você gosta de escrever...’. Eu escrevia mensagem de formatura, mensagem de aniversário, até lembrancinha quando alguém falecia na família. Diziam ‘bota para Raíza escrever’. Realmente, sempre gostei muito de português, redação, história, as matérias das ciências humanas que eu mais gostava. Eu sou atravessada pela escrita desde sempre. Mas, de fato, eu fui desenvolvendo mais isso, tem cinco anos. Eu digo que 2014 foi o marco.

Cyt:Você começou a focar seu desenvolvimento como escritora profissional, no aspecto de formação mesmo.

Raiza: Isso. Só que nesse começo eu, ainda, não tinha tanta clareza que era tão profissional assim. Até o pessoal do grupo, que eu faço parte desse grupo até hoje, Pegadas da Escrita, e aí Rogério Generoso, foi meu professor nesse curso, ele dizia assim: ‘poesia é coisa séria, viu?’. Porque eu mudei de tema no doutorado por causa da poesia e por causa, também, da docência. Eu estudava gênero e depois que comecei a participar do curso e eu também estava dando aula como professora substituta no Centro de Educação e nesse trabalho eu comecei a me sentir requisitada como eu podia envolver os alunos, dar uma aula melhor e isso foi me despertando para a criatividade. E juntou a docência com a literatura e aí eu digo assim, que a poesia foi me ajudando.

Cyt: Então, na literatura você começou com poesia?
Raiza: Com poesia, embora eu já escrevesse crônicas. Em 2011, eu criei um blog chamado Poesia em Palavras. Mas aí fui fazer mestrado e dei uma parada nos textos. Só que eu vi que sempre que eu estava com um pouco mais de tempo é como se a poesia aflorasse, ou me deparava com alguma situação que eu estava muito mexida internamente, então eu via que o lado escritora era para onde eu ia, sabe? Não que os outros lados não me realizasse. Me realizavam também, mas eu via que ia para a arte, sabe? É como se me desse mais chão, mais enraizamento.

Cyt: En - raiza - mento, de Raiza.
Raiza: É exatamente isso. Que é de Raiza. Uma coisa que enraíza. Que eu trabalho muito. Eu escrevo crônicas, mas eu digo que o meu impulso é poético. As minhas raizes estão na poesia. Porque eu acho que a minha forma de olhar o mundo é poética. Embora eu traduza isso, também, na prosa. Embora minha poesia algumas pessoas classifiquem como uma poesia em prosa, um poema em prosa, então, eu sou, na verdade, meio misturada, sabe? Mas eu digo que as minhas raízes elas estão na poesia. Isso eu tenho muita clareza.

Cyt: Mas na oficina com Raimundo Carrero você também trabalhou a questão dos contos, o romance?
Raiza: Sim, trabalhei os contos. O romance não. A gente estuda o romance com ele, mas eu nunca escrevi um romance, também eu comecei a escrever mais profissionalmente tem coisa de uns quatro ou cinco anos. Sim… eu lembrei agora porque eu estava falando da história do profissionalmente (psicólogo vai fazendo associação…), deixa eu fazer essa ponte.

Cyt: Certo. Sem problema.
Raiza: Quando eu comecei a fazer a oficina Pegadas da Escrita, eu não tinha a clareza que ia tomar essa dimensão que tomou, tá entendendo? Aí onde eu disse que esse colega falou ‘poesia é uma coisa séria, Raiza’. Então, eu comecei dizendo ‘não, eu tô fazendo um curso na Boa Vista’, sabe aquela coisa ‘tô indo para as reuniões’ [com um tom de voz despretensioso]. Daqui a pouco eu havia mudado de tema de tese. Daqui a pouco eu já estava totalmente tomada pelo bichinho da literatura. E aí eu disse ‘a poesia é coisa séria mesmo’.

Cyt: Já havia começado a formação em arteterapia?
Raiza: Não. Eu comecei depois do doutorado.

Cyt: Mas foi também uma repercussão da poesia e da literatura?
Raiza: Com certeza, porque tudo na minha vida foi se encaminhando para isso. Me aproximei de uma área nova da psicologia que é a psicologia da arte que é uma paixão, uma área que precisa ser estudada e aprofundada. Saiu a publicação de O Coletor. Fui fazer a formação de arteterapia. Então, os caminhos foram se cruzando cada vez mais.

Cyt: O coletor lhe trouxe para Salgueiro de uma forma diferente como escritora, numa Bienal, as pessoas lhe procurando para lhe entrevistar, inclusive, você fala sobre aspectos da cidade pequena da sua infância, no livro.
Raiza: Interessante isso que você traz. Eu estava me organizando para lançar o livro em dezembro, perto da virada de ano que é quando eu venho. E veio esse convite. Eu nem sabia que havia a Bienal. Pra você ver, acredito muito no conceito de Jung de sincronicidade. Não é só um conceito é uma vivência também. É algo que lhe afeta. Algo que é prático, da experiência. Da dimensão do vivido, mesmo. Acontece de eu estar divulgando o livro, aí veio o convite para mim através de uma prima. ‘Fulaninha’ está organizando e quer saber se você tem interesse de ir para a Bienal. ‘Vamos simbora’ [respondeu]. Um mês depois de eu ter lançado o livro em Recife, eu estava aqui [em Salgueiro] numa Bienal. Na poesia, a gente trabalha muito a dimensão do sensível. Foi algo que me afetou muito e me deixa muito alegre poder estar trazendo um produto, uma obra, algo que eu trabalhei com tanto amor, tanto afeto e poder estar voltando para Salgueiro, mostrando para as pessoas. Fui a programa de rádio, memórias do meu pai, vai tudo se misturando, meu pai faleceu quando eu tinha dois anos de idade, e um colega dele me entrevistou na rádio, tudo isso é a minha história. Muito intenso e muito profundo. Muito bom.

Cyt: Apesar do curto período de tempo de formação que você tem dentro da literatura, as coisas se encaminharam de uma forma muito intensa. Por que em pouco mais de quatro anos, você já lançou um livro e está participando de bienais. Eu não sei se você já estabeleceu uma rotina como escritora. Com que frequencia você escreve?

Raiza:Varia muito. Eu sempre estou atenta. Estou aqui e estou vendo as pessoas na calçada. Mas isso não é a escrita. Coletando, sentindo. Não posso dizer que tenho uma rotina, embora tenha me trabalhado para isso porque eu aprendi isso com Carrero. É disciplina. Como todo ofício você tem que se dedicar, para tentar produzir sempre mais e melhor. Eu gosto de gravar quando não estou com o caderno. Não gosto de perder a ideia. Estou me organizando para isso porque acho muito importante. O site raizafigueredo.com eu queria alimentar mais. Foram várias demandas agora e quando serenar mais quero ter uma rotina.

Cyt: Queria saber se a psicologia tem alguma influência no teu processo de escrita e se a psicóloga Raiza aparece de alguma forma nos poemas do livro O Coletor.
Raiza: Aparece totalmente. Como eu disse a você eu sou uma pessoa muito misturada, embora eu já tenha, em alguns momentos da minha vida, recebido várias críticas em relação a isso. Mas acho que as críticas são porque a gente vive numa sociedade de uma hiperespecialização. Então, às vezes, quando eu me apresento como psicóloga, poeta, professora [...] ‘como assim? É desse tanto de coisa? E dá para ser?’ Eu sei que são coisas que têm suas especificidades, claro que tem, sim, mas eu penso que são coisas que podem conversar também. Eu sou do diálogo e das conversas. Tem muito da psicóloga no livro porque eu não consigo, quando eu estou escrevendo, e nem acho que deva fazer isso: aqui é a escritora e não a psicóloga. Eu sou tudo misturado. Eu sou tudo ao mesmo tempo. Claro que, em alguns momentos aparece mais a psicóloga, no momento em que eu estou como psicóloga, efetivamente, no espaço; no livro, vai aparecer muito mais a escritora, claro. Mas a psicóloga também está ali. Tanto é que muitos dos poemas desembocam na reflexão do eu.

Cyt: Você coleta, naturalmente. É uma coisa natural. Não é uma estratégia. É um movimento natural seu, me parece. Mas, você tem alguma estratégia para alimentar sua criatividade? Ou você não precisa de estratégia?
Raiza:Todo mundo precisa, né? Porque o próprio Vygotsky que é um autor que eu estudei, que é uma referência pra mim, ele diz que a gente tem que estar alimentando senão morre. É uma planta. Se a gente não ficar cultivando…

Cyt: Você tem alguma estratégia?
Raiza: Caminhar. Olhe, eu sou a própria andarilha. De verdade. Para o trabalho eu vou caminhando…

Cyt: Certo…
Raiza: Só se eu estiver muito cansada aí eu não vou.

Cyt: Enquanto vai caminhando vai vendo as cenas, as pessoas… você fala isso nos poemas, né ?
Raiza: Eu cheguei, hoje, de tarde, eu já caminhei que só aqui [em Salgueiro]. E olhe que eu cheguei cansada. As imagens, as memórias, as afetações, elas estão aqui comigo. É algo involuntário. É algo que é tão natural já. É natural, mas eu também fui estimulando. Eu tenho feito mais isso agora em casa, ligar em canal de arte na televisão, aí tem cachorro, gato, planta, natureza, estar em contato com a natureza.

Cyt: Você já passou por alguma angústia de não conseguir escrever? De tentar e não conseguir?
Raiza: Algumas pessoas falam bloqueio criativo, né?

Cyt: Sim...

Raiza: Claro que às vezes você quer escrever mas você fica pensando, poxa, já escrevi isso, vai sair a mesma coisa. Mas nunca é a mesma coisa. Mas acho que nenhum bloqueio que me parasse.

Cyt: Você chega a ter um senso cruel, crítico? Ou não, você é generosa com você quando está escrevendo.
Raiza: A gente tem que balancear isso aí porque se você caí numa crítica demais, isso fere, bloqueia a própria criatividade. Você não vai conseguir escrever se ficar o tempo inteiro se criticando demais. Ao mesmo tempo, a crítica é importante porque estimula a criatividade. Eu acho que é sempre um equilíbrio que a gente tem que ter.

Cyt: E como é que foi escrito O Coletor?
Raiza: Ele foi escrito entre 2014, exatamente o período que eu passei a investir profissionalmente na literatura, embora como eu falei no começo eu não tinha essa clareza que eu ia levar tão a sério e acabei levando muito a sério. E é muito bom ter essa clareza hoje. E aí foi até 2016. Na verdade, eu o escrevi, a princípio, para o prêmio do Funcultura. Submeti para concorrer. É uma coisa até que eu procuro refletir. Fiquei pensando, poxa, teve que ter um edital para eu poder organizar o material. Quer dizer, se não fosse esse edital, será que eu ia ter parado? Ficou guardado o livro. Eu levava para os encontros desse grupo que eu faço parte que é o Pegadas da Escrita. O pessoal gostava muito. Isso com o passar do tempo porque tudo é fruto de muito esforço. De muito investimento. Eu fui amadurecendo esses poemas e quando eu acabei o doutorado eu disse ‘eu quero publicar. Vou fazer 30 anos ano que vem e quero publicar o livro’. Mas a versão de 2016 é, praticamente, a mesma de agora. Porque quando eu levei para a editora eu já tinha muita clareza do que eu queria.

CytE: Como está sendo pra você circular com o livro?
Raiza: Tem sido um desafio maravilhoso porque são exercícios de romper barreiras, de conhecer pessoas. Tenho recebido muito acolhimento por onde eu passo. Poxa, é meu primeiro livro, mas é uma estrada curta, imagina os escritores que passam 30, 40 anos? Tem gente que só vai ter o reconhecimento quando morre. Eu sou uma pessoa muito determinada. O livro tem sido muito bem recebido. Sou uma escritora principiante. É meu primeiro livro. Saíram matérias no Jornal do Commercio, no Diario de Pernambuco, recebeu um voto de aplauso da Assembleia. Eu só tenho a agradecer. Muita gratidão. É uma palavra que todo muito está falando, mas é uma palavra que, realmente, está fazendo muito sentido. Agradecer nunca é demais. Gratidão mesmo.












Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.