Cordel é marca maior de livro lançado na 5ª edição do Poesia na Praça



Foi durante a 5ª edição da Poesia na Praça, em Salgueiro, organizada pela Academia de Poetas do Sertão Central, no último dia 26 de janeiro, que o poeta Josenilson Silva lançou seu primeiro livro 'Ser tão de verso' com uma seleção de poemas escritos num período de 20 anos. 


Silva mostra a versatilidade de quem conhece a poesia desde criança e é familiarizado com os diversos tipos de estrofes. Explora quadras, sextilhas, sétimas e décimas para abordar temas como educação, bioma da caatinga e política, num tom pedagógico influenciado pela formação no curso superior de pedagogia. Empoderamento feminino, consciência negra e a cidade de Salgueiro são, também, abordados pela ótica do cordel de forma a conversar com os leitores de todas as idades, em especial, adolescentes. "Não é um livro para ler e guardar. São poemas para serem utilizados na vida", definiu o poeta cordelista.


O cordel é a marca maior do autor, mas poemas românticos podem ser encontrados no livro. Aliás, seus primeiros escritos foram românticos e não demorou muito para ele ser fisgado pelos versos populares, tendo, hoje, orgulho de se apresentar como cordelista e contar as histórias do sertão. 


A publicação foi lançada de forma independente. Silva visitou possíveis patrocinadores, comerciantes e empresários pedindo apoio até arrecadar o suficiente para enviar os originais à gráfica. "É preciso acreditar no seu trabalho e chegar ao ponto de enxergar que as pessoas estão cobrando e querendo seu livro. Muito esforço e apoio de amigos e empresas parceiras", explicou o autor.


SERVIÇO:

"Ser tão de verso" custa R$ 20,00 e pode ser comprado no Quiosque da Poesia, localizado na Academia das Cidades, de segunda à sexta das 15h às 18h.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.